Surfista brasileiro vence processo contra estúdio de cinema por cena em Jurassic World: Reino Ameaçado – Confira os detalhes

Estúdio de cinema terá de indenizar surfista brasileiro por cena de “Jurassic World: Reino Ameaçado”; assista

Você não vai acreditar na última bomba que caiu nas redes sociais hoje! A Justiça de São Paulo decidiu que a Universal Pictures Brasil terá que pagar uma indenização em dinheiro ao surfista brasileiro Felipe Cesarano por usar a imagem dele sem autorização no famoso filme “Jurassic World: Reino Ameaçado”, lançado em 2018. A notícia foi trazida em primeira mão pelo site UOL nesta quarta-feira (27). E olha que o valor da indenização é pra lá de alto, nada menos que R$ 25 mil!

Antes de você começar a surtar, é importante deixar claro que apesar do uso da imagem ter sido feito pela Universal Studios, a Universal Pictures Brasil é a responsável pela veiculação e exploração do filme no Brasil. Agora vamos à polêmica em si: Cesarano é um surfista especializado em ondas gigantes, aquelas que chegam a impressionantes 21 metros de altura. Pois bem, no filme, acredite se quiser, foi inserida uma gravação do momento em que ele surfava em 2016 na praia de Jaws, no Havaí. Inclusive, essa cena apareceu até mesmo no trailer do filme. Dá para acreditar?

Os advogados Antonio Carlos Amorim e Felipe Amorim, que representam o atleta, ficaram chocados com a atitude da produtora do filme. “Foi difícil acreditar que uma produtora da magnitude da ré teria tido uma postura dessas”, afirmaram os advogados à Justiça. Eles ainda ressaltaram que nem mesmo se deram ao trabalho de alterar a cor da prancha de Felipe na cena. A única diferença é que editaram a cena para incluir um dinossauro quase devorando o surfista. Um verdadeiro absurdo, não é mesmo?

A Universal Pictures Brasil, por sua vez, tentou se defender alegando que a cena em questão com a imagem de Cesarano tem apenas quatro segundos e que ela não teria nenhum destaque ou relevância para o filme. Eles ainda argumentaram que, por causa da distância, foco e curta duração da cena, não é possível identificar com segurança o surfista, nem mesmo no filme nem em sua divulgação. Parece brincadeira, não é mesmo?

No entanto, o juiz Guilherme Santini Teodoro não engoliu essa argumentação e declarou que o direito de imagem de Felipe Cesarano foi violado. Ele deixou claro que ninguém pode se apropriar da imagem de outra pessoa. Inclusive, o magistrado destacou que várias pessoas envolvidas no meio esportivo reconheceram o surfista no filme. Para confirmar, foi realizada uma perícia que comprovou que era de fato Cesarano na cena. Pegaram em flagrante!

Agora, meus amores, a Universal Pictures Brasil ainda tem direito a recorrer dessa decisão. Mas pelo visto, vai ser difícil escapar dessa multa pesada. Será que eles vão ter que desembolsar mais dinheiro ainda? Além dos R$ 25 mil, ainda vão ter que pagar os juros e a correção monetária desde o lançamento do filme aqui no Brasil. O jeito é esperar para ver qual vai ser o desfecho dessa história maluca!

Gostaram dessa bomba de fofoca? Compartilhem essa notícia com os amigos e deixem seus comentários aqui embaixo. Queremos saber a opinião de vocês sobre toda essa confusão envolvendo o surfista Felipe Cesarano e o filme “Jurassic World: Reino Ameaçado”. Será que a Universal Pictures Brasil realmente errou feio? Aguardamos a opinião de vocês!

rogerioribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *