Inacreditável: Homem enterrado pela família é encontrado vivo no RS; entenda o improvável desfecho
Um caso pra lá de curioso está intrigando a Polícia Civil de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul. Um rapaz foi enterrado na última sexta-feira (17), após ser declarado morto e ter o corpo reconhecido pela família. Depois do velório, entretanto, ele apareceu vivo em um vídeo. Agora, os agentes querem saber quem foi a pessoa enterrada no lugar dele.
A situação inesperada ocorreu após Chandler Machado, de 26 anos, ser confundido com um homem que deu entrada no Hospital de Clínicas com parada cardiorrespiratória. O anônimo não resistiu e morreu. Como procedimento padrão, um parente foi reconhecer o corpo – no caso, a mãe de Chandler –, mas ela também se enganou e confirmou que a vítima era seu filho.
Agora vamos aos detalhes dessa história chocante e misteriosa.
Tudo começou quando o rapaz, Chandler Machado, foi confundido com um homem desconhecido que deu entrada no Hospital de Clínicas com parada cardiorrespiratória. Infelizmente, o homem não resistiu e veio a falecer. A família de Chandler foi chamada para realizar o reconhecimento do corpo. A mãe do rapaz, em um momento de emoção e desespero, acabou identificando o corpo como sendo de seu filho. Como isso era um procedimento padrão, ninguém questionou a identidade do falecido.
O cadáver então passou por todos os procedimentos fúnebres, com direito a velório e tudo mais. Porém, alguns parentes começaram a estranhar a situação. Algo não parecia estar certo. Foi quando Chandler, ao saber do ocorrido, decidiu fazer um vídeo para provar que estava vivo. No vídeo, ele dizia estar bem e agradeceu a Deus por estar vivo.
Após a divulgação desse vídeo surpreendente, a família de Chandler, juntamente com uma prima, procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Elas informaram que não viam Chandler com frequência, pois ele estava vivendo em situação de rua devido ao envolvimento com drogas. Segundo o relato da irmã de Chandler, uma assistente social do Centro Pop, que ajuda pessoas em situação de rua, repassou a informação de que o homem morto era Chandler.
Com base nessa informação equivocada, a mãe de Chandler foi chamada para reconhecer o corpo, que já estava no hospital há três dias. No momento do reconhecimento, a semelhança física entre Chandler e o homem falecido, inclusive uma cicatriz na cabeça, levaram a mãe a acreditar que o corpo era mesmo de seu filho.
Porém, agora as autoridades estão em busca da verdadeira identidade do homem enterrado erroneamente. Pouco se sabe sobre ele até o momento. A polícia descobriu que ele também era uma pessoa em situação de rua e que faleceu de meningite. A delegada Daniela de Oliveira Minetto informou que já coletou as digitais de Chandler e que o próximo passo será descobrir a verdadeira identidade da pessoa que foi enterrada no lugar de Chandler. Porém, será necessário fazer a exumação do corpo para a coleta de evidências, já que o falecido já foi enterrado.
Outro ponto a ser destacado nessa triste história é a assistência prestada pelo hospital e pelo Centro Pop. A Secretaria da Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo esclareceu que o hospital entrou em contato com o serviço para encontrar a família do falecido, já que o corpo não tinha identificação. Os profissionais do Centro Pop identificaram uma semelhança entre Chandler e a aparência do corpo descrita pelo hospital, o que levou ao contato com a família.
O Hospital de Clínicas também emitiu uma nota informando que prestou toda a assistência necessária neste caso. Segundo a nota, a identificação do corpo foi realizada por um familiar do paciente, de acordo com documento apresentado.
Agora, fica a pergunta: como um engano desse aconteceu? Quem é o verdadeiro falecido? Será que Chandler correu algum perigo enquanto esteve em situação de rua? Essas e outras perguntas ainda precisam ser respondidas.
Enquanto aguardamos por mais informações sobre o desdobramento dessa história intrigante, fica o convite para que você deixe o seu comentário abaixo. O que você achou desse caso? Como acredita que essa confusão toda aconteceu? Estamos curiosos para saber a sua opinião.